domingo, 25 de março de 2012

Projeto" Florindo para o futuro" 

Justificativa: Observando as crianças brincando no parque percebemos um grande interesse em relação às plantas como também diálogos em que elaboravam hipóteses sobre o mundo natural. Dessa forma percebemos que “As crianças sentem-se atraídas, motivadas a participar de atividades quando compreende o mundo sua finalidade e podem relacionar-se com coisas que já conhecem suas concepções e conhecimentos elaborados na vida cotidiana” ( O.C.p.99). Dessa forma, desenvolver ações que visam promover o contato das crianças com a natureza, a terra e as plantas representam uma pratica pedagógica que favorece a construção de conhecimentos significativos. A construção desse conhecimento também e uma das condições necessárias para que as crianças possam desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.

 Objetivo geral: Estimular a pesquisa, cuidados e curiosidade por meio da observação e estudo das flores assim como reconhecer as plantas como seres vivos.

Objetivos específicos:
 • Compreender a importância das plantas para o meio ambiente;
 • Pesquisar diferentes tipos de flores;
 • Aprender técnicas de cultivo ( compostagem);
 • Envolver a família no processo; • Ressaltar as diferenças;
 • Propor oportunidades para as crianças explorarem as diversas áreas de conhecimento;
• Ressaltar a importância da água para o bom cultivo das flores;
 • Observar as fases do desenvolvimento das flores;
 • Confeccionar um livrinho sobre as flores
. Conteúdos
• Tipos de flores
 • Fase do desenvolvimento das plantas;
 • Leitura e interpretação; • Preservação;
 • Cores, formas e tamanhos;
 • Germinação;
 • Recorte e colagem;
 • Desenho;
 • Pintura;
• Releitura de obras;
 • Produção de textos coletivos.

 Procedimentos:
 • Roda de conversa;
• Pesquisa de campo;
 • Vídeo;
 • Livros (“ as flores de todas as cores”; “ o reino das borboletas brancas”; “ a margarida friorenta”; João e o pé de feijão”);
 • Plantio e cultivo
; • Musicas temáticas diversas:
 • Dramatização;
• Confecção de cartazes;
 • Pesquisa para casa;
 • Brincadeiras diversas.

 Produto final: Exposição ( feira cultural)

 Avaliação: Observação sistemática, critica e criativa do comportamento do grupo de crianças e a utilização de multiplos registros com relatórios, fotos e desenhos. Recursos: terra, pedras, garrafas pets, potinhos de requeijão vazio, TV, DVDs, CDs, radio, cola, papel sulfite, papel dobradura, tinta, tesouras, giz de cera, lápis de cor, cartolina, sementes, câmera fotográfica,

Dramatização e releitura do livro " De todas as cores" ( Nye Ribeiro)







  Feira cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário