Projeto" Florindo para o futuro"
Justificativa:
Observando as crianças brincando no parque percebemos um grande interesse em relação às plantas como também diálogos em que elaboravam hipóteses sobre o mundo natural.
Dessa forma percebemos que “As crianças sentem-se atraídas, motivadas a participar de atividades quando compreende o mundo sua finalidade e podem relacionar-se com coisas que já conhecem suas concepções e conhecimentos elaborados na vida cotidiana” ( O.C.p.99).
Dessa forma, desenvolver ações que visam promover o contato das crianças com a natureza, a terra e as plantas representam uma pratica pedagógica que favorece a construção de conhecimentos significativos.
A construção desse conhecimento também e uma das condições necessárias para que as crianças possam desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
Objetivo geral:
Estimular a pesquisa, cuidados e curiosidade por meio da observação e estudo das flores assim como reconhecer as plantas como seres vivos.
Objetivos específicos:
• Compreender a importância das plantas para o meio ambiente;
• Pesquisar diferentes tipos de flores;
• Aprender técnicas de cultivo ( compostagem);
• Envolver a família no processo;
• Ressaltar as diferenças;
• Propor oportunidades para as crianças explorarem as diversas áreas de conhecimento;
• Ressaltar a importância da água para o bom cultivo das flores;
• Observar as fases do desenvolvimento das flores;
• Confeccionar um livrinho sobre as flores
.
Conteúdos
• Tipos de flores
• Fase do desenvolvimento das plantas;
• Leitura e interpretação;
• Preservação;
• Cores, formas e tamanhos;
• Germinação;
• Recorte e colagem;
• Desenho;
• Pintura;
• Releitura de obras;
• Produção de textos coletivos.
Procedimentos:
• Roda de conversa;
• Pesquisa de campo;
• Vídeo;
• Livros (“ as flores de todas as cores”; “ o reino das borboletas brancas”; “ a margarida friorenta”; João e o pé de feijão”);
• Plantio e cultivo
;
• Musicas temáticas diversas:
• Dramatização;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa para casa;
• Brincadeiras diversas.
Produto final:
Exposição ( feira cultural)
Avaliação:
Observação sistemática, critica e criativa do comportamento do grupo de crianças e a utilização de multiplos registros com relatórios, fotos e desenhos.
Recursos:
terra, pedras, garrafas pets, potinhos de requeijão vazio, TV, DVDs, CDs, radio, cola, papel sulfite, papel dobradura, tinta, tesouras, giz de cera, lápis de cor, cartolina, sementes, câmera fotográfica,
Dramatização e releitura do livro " De todas as cores" ( Nye Ribeiro)
Feira cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário