Publico
Alvo:
Infantil II
-6 ANOS
Duração:
1 mês
Justificativa:
Os contos
estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação
real e concreta para proporcionar emoções e vivências significativas. Por meio
da linguagem simbólica dos contos de fadas, as crianças constroem uma ponte de
significações do mundo exterior para o mundo interior aprendendo valores,
refletindo sobre suas ações e desenvolvendo o seu senso critico, sua
criatividade, sua expressão e linguagem.
Devido a todos
esses fatores consideramos ser pertinente a elaboração deste projeto.
Conteúdos
Representação,
transformação e criação de jogos simbólicos
Objetivos:
Ø
Desenvolver
a linguagem oral, escrita e corporal:
Ø
Expressar-se
por meio de jogos e dramatizações:
Ø
Produzir
textos tendo o professor como escriba e relatar fatos a partir de um
determinado ponto explorando a sua leitura de mundo
Áreas de
conhecimento: linguagem
oral e escrita
Primeiro
momento:(leitura do conto). As crianças ficarão dispostas em roda onde será
feita a leitura.Após a leitura vamos conversar sobre os personagens, enredos e
ambientes da históoria.A seguir vamos propôr as crianças que falem de que
maneira elas gostariam que fosse feita a história .Estaremos escrevendo a
releitura em uma cartolina para ficar registrada, para que em um segundo
momento se possa criar uma dramatização dessa releitura.
Área de
conhecimento:
matemática
Vamos
trabalhar com tangran.As crianças receberão os tangrans onde será explicado que
elas vão precisar cortar os pedaços e a partir desses pedaços, irão construir
uma casa, mas terão que usar todos os pedacinhos
Ao final,
vamos fazer uma roda de conversa onde cada um irá detalhar como foi a
experiência.
Área de
conhecimento:Natureza
e sociedade
Contextualizando
a história com o tema moradia vamos pesquisar sobre os tipos de moradia que
temos em nossa cidade e faremos um cartaz.
Área de
conhecimento: Artes
infantis
Será feita a leitura da historia recriada por eles
e, por etapas vamos montar um livro de histórias.Cada criança irá criar a sua
própria estratégia de produção desenhando os personagens.
Área de
conhecimento:movimento
Neste momento
vamos encenar a história. E importante que a história encenada seja a criada
pelas crianças.Isto é muito mais significativo do que um roteiro que elas
recebem prontos.
Área de
conhecimento: música
A música
estará vinculada á encenação.Estaremos escutando “Xuxa só pra baixinhos 2”
(enquanto o
seu lobo não vem).
Meta;
Valorizar o
conto como parte da tradição dos povos; aprender valores e desenvolver a
criatividade, expressão corporal e estética das crianças.
Ao final
faremos uma feira cultural com tudo o que foi produzido pelas criança; gravações
em fitas de vídeo/dvd, fotos, textos e a apresentação da peça teatral aos pais
e comunidade escolar.
Recursos:
Ø
Livros
de histórias;
Ø
Tangran
Ø
Revistas,jornais
para pesquisa;
Ø
CD,s
Ø
DVD,s
Ø
TV
Ø
Espaço
físico do equipamento;
Ø
Fantasias
Ø
Lápis
de cor, giz de cera,cola tesoura, sulfites cartolinas
Ø
Datashow
Ø
Computador
Ø
Aparelho
de som
Nenhum comentário:
Postar um comentário