quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJETO DIDÁTICO DE LITERATURA INFANTIL “OS TRÊS PORQUINHOS”


Publico Alvo:
Infantil II -6 ANOS
Duração:
1 mês
Justificativa:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivências significativas. Por meio da linguagem simbólica dos contos de fadas, as crianças constroem uma ponte de significações do mundo exterior para o mundo interior aprendendo valores, refletindo sobre suas ações e desenvolvendo o seu senso critico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Devido a todos esses fatores consideramos ser pertinente a elaboração deste projeto.

Conteúdos

Representação, transformação e criação de jogos simbólicos
Objetivos:
Ø    Desenvolver a linguagem oral, escrita e corporal:
Ø    Expressar-se por meio de jogos e dramatizações:
Ø    Produzir textos tendo o professor como escriba e relatar fatos a partir de um determinado ponto explorando a sua leitura de mundo

Áreas de conhecimento: linguagem oral e escrita
Primeiro momento:(leitura do conto). As crianças ficarão dispostas em roda onde será feita a leitura.Após a leitura vamos conversar sobre os personagens, enredos e ambientes da históoria.A seguir vamos propôr as crianças que falem de que maneira elas gostariam que fosse feita a história .Estaremos escrevendo a releitura em uma cartolina para ficar registrada, para que em um segundo momento se possa criar uma dramatização dessa releitura.
Área de conhecimento: matemática
Vamos trabalhar com tangran.As crianças receberão os tangrans onde será explicado que elas vão precisar cortar os pedaços e a partir desses pedaços, irão construir uma casa, mas terão que usar todos os pedacinhos
Ao final, vamos fazer uma roda de conversa onde cada um irá detalhar como foi a experiência.
Área de conhecimento:Natureza e sociedade
Contextualizando a história com o tema moradia vamos pesquisar sobre os tipos de moradia que temos em nossa cidade e faremos um cartaz.
Área de conhecimento: Artes infantis
Será feita a leitura da historia recriada por eles e, por etapas vamos montar um livro de histórias.Cada criança irá criar a sua própria estratégia de produção desenhando os personagens.
Área de conhecimento:movimento
Neste momento vamos encenar a história. E importante que a história encenada seja a criada pelas crianças.Isto é muito mais significativo do que um roteiro que elas recebem prontos.
Área de conhecimento: música
A música estará vinculada á encenação.Estaremos escutando “Xuxa só pra baixinhos 2”
(enquanto o seu lobo não vem).
Meta;
Valorizar o conto como parte da tradição dos povos; aprender valores e desenvolver a criatividade, expressão corporal e estética das crianças.
Ao final faremos uma feira cultural com tudo o que foi produzido pelas criança; gravações em fitas de vídeo/dvd, fotos, textos e a apresentação da peça teatral aos pais e comunidade escolar.
Recursos:
Ø  Livros de histórias;
Ø  Tangran
Ø  Revistas,jornais para pesquisa;
Ø  CD,s
Ø  DVD,s
Ø  TV
Ø  Espaço físico do equipamento;
Ø  Fantasias
Ø  Lápis de cor, giz de cera,cola tesoura, sulfites cartolinas
Ø  Datashow
Ø  Computador
Ø  Aparelho de som








Nenhum comentário:

Postar um comentário