PROJETO FAZENDO ARTE
Duração: o ano todo
Turmas: 5j e 5h ( professoras Rose Vargas e Leuza)
Justificativa:
Considerando que a criança, desde cedo, interage com o conhecimento social, deveremos levar em conta seu interesse e necessidade frente aos objetos da cultura e destacar o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.
A criatividade está presente em cada um de nós na medida em que temos a mesma capacidade criadora, pois desde que nascemos estamos em contato a todo instante com cores, formas, movimentos, enfim, com diferentes formas de expressão. Mas essa capacidade é potencializada ou minimizada de acordo com nossas interações com o meio cultural, o qual pode ou não oferecer estímulos às atitudes e aos atos criativos. Em virtude desses fatores, é muito importante proporcionarmos as crianças experiências criativas que associam arte, elementos lúdicos, movimento e vivências coletivas. Por esta razão desenvolvemos este projeto “FAZENDO ARTE”, entendendo que a criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecem ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material.
Assim, pretendemos com esse projeto oferecer experiências prazerosas e significativas tais como: o senso estético, a sensibilidade e criatividade na realização de projetos artísticos.
Objetivo geral:
• Produzir trabalhos de artes nos mais variados contextos.
Objetivos específicos:
• Desenvolver a criatividade e o gosto pela arte:
• Explorar os espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de projetos artísticos;
• Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de se fazer tinta;
• Proporcionar a descoberta de novas cores e tons
;
• Interessar-se pelas próprias produções e as de outras crianças assim como obras de artistas com os quais entre em contato.
• Construir com mais independência formas planas e volumosas;
• Utilizar diferentes objetos como técnica de pintura tais como: escova de dente, dedo, pincel, esponja, etc.
Conteúdos:
• Pintura com tinta plástica;
• Criação de desenhos;
• Pintura livre;
• Releitura de obra de artes;
• Misturando cores;
• Pintura com materiais diversos.
Procedimentos:
• Técnicas de pintura com mãos e dedos, escova, esponja, pincel;
• Técnica do assopro;
• Pintura em branco (desenho feito apenas com o giz de cera branco e em seguida cobrir com tinta)
Recursos:
Tinta guache, tinta plastica, álcool, papel crepom vermelho, amarelo, azul.cartolina, papelão, papel canson, sulfite,sucatas ( garrafas pet, papelão, cabo de vassoura etc...)
Avaliação:
Feita por meio de observação sistematica do comportamento das crianças como também a utilização de múltiplos registros como relatórios, fotografias e desenhos
Produto final: exposição na feira cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário