Projeto:
Cultura popular na escola: a infância é aqui!
Tema:
cultura
popular
Faixa
etária: infantil I
Período:
de março a novembro
Professoras:
Rose Vargas e Leuza Maria
Justificativa:
Estamos vivendo na era digital, sendo comum observarmos como as crianças tem
acesso a esses equipamentos cada vez mais cedo deixando de fazer muitas coisas
que antigamente faziam parte da infância. Após as primeiras semanas de aula,
observamos que muitas de nossas crianças não conhecem o acervo de cantigas e
brincadeiras de roda que fazem parte de
nosso acervo cultural. Nesse sentido, consideramos ser pertinente começar o ano
letivo na qual os pequenos estão adentrando o segundo espaço socializador mais
importante de sua vida apresentando este projeto que visa aproximar o acervo da
cultura popular para a realidade de nossas crianças.
Objetivo
geral
·
Valorizar a importância da cultura
popular da infância.
Objetivos específicos:
·
Resgatar brincadeiras e cantigas de
rodas do acervo popular;
·
Construir a autonomia e identidade por
meio do brincar;
·
Identificar o nome próprio por meio de
brincadeiras;
·
Desenvolver a motricidade, localização
espacial, equilíbrio coordenação motora;
·
Aprender as possibilidades e limitações
de movimento do corpo e suas articulações;
·
Responder a comandos;
.
Conteúdos
·
Cantigas de roda;
·
Sons do corpo;
·
Jogos e brinquedos cantados;
·
Brincadeiras de tradição popular (
corre- cutia, serpente, amarelinha, roda, etc);
·
Alfabeto com cantigas de roda;
·
Escrita do nome próprio;
·
Produções de textos coletivos
Desenvolvimento
Primeira
etapa: algumas coisas que parecem simples, mas que se não
for desenvolvido com paciência, é a formação da roda para passar os comandos (roda
de conversa). Utilizaremos a área do pátio que tem círculos pintados no chão
para iniciar o processo. Após a familiarização com a roda começaremos com
cantigas simples que aprendemos por meio da tradição oral como ciranda
cirandinha, a canoa virou, etc por serem brincadeiras que citam os nomes, além
de ajudar na socialização. Vamos também utilizar crachás de nomes para
identificação.
Segunda
etapa: Após a familiarização com a roda começamos com as
brincadeiras cantadas que envolvem sons do corpo e movimentos sequenciais. Os
registros serão por meio de fotos, atividades de coordenação motora e esquema
corporal.
Terceira
etapa: Iniciaremos com as brincadeiras na roda como: corre
cutia, serpente, mazu, entre outras. Nesse momento as crianças já estarão mais
integradas facilitando assim as brincadeiras e o entendimento das comandas.
Quarta
etapa: nesta fase vamos incluir os familiares no processo
enviando pesquisas que os pequenos farao para saber que tipo de brincadeira os
pais brincavam na infância. Faremos um recorte das que não são tão conhecidas
para compartilhar com as demais crianças.
Quinta
etapa: apresentação na festa da primavera. A música escolhida
será do grupo tiquequê com uma nova versão da música: “O cravo e a rosa”.
Avaliação: contínua durante todo o
processo de aprendizagem com registros, portifólios, fotos e filmagens.
Recursos
Radio, CDs, DVDs, cartolina, giz de
cera, lápis de cor, espaço físico da U.E. ,TV, livros de historias( lendas
brasileiras), barbantes, coco.
Discografia:
Cd cantigas de roda
Cd Pandalelê ( Palavra cantada)
Grupo Tiquequê ( tu toca o quê?)
Grupo Barbabatuques ( Tum pá)
brincando de bicicleta
corre-cutia
pião
trem de ferro
festa de encerramento
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