terça-feira, 26 de abril de 2016

PROJETO: MUITAS HISTÓRIAS, TANTAS IMAGINAÇÕES
PROFESSORAS: ROSE VARGAS E LEUZA MARIA

Justificativa:
A literatura infantil tem importância fundamental tanto no desenvolvimento como na formação do futuro leitor muito antes da alfabetização. Proporcionar hábitos de leitura desde a infância oferecendo para os pequenos textos literários de qualidade, tem como pressuposto assegurar a formação do bom gosto literário que servirão de modelos para que esses futuros leitores ampliem os seus repertórios como também desenvolvam o bom gosto literário.
Segundo as Orientações curriculares para a educação infantil (SME), “Além de um vasto repertório de histórias, as crianças também podem desenvolver o que chamamos de ‘comportamentos leitores’ (p.78)”, ou seja, na medida em que proporcionamos momentos de leitura nos mais diversos gêneros dentre: contos de fadas, fábulas, lendas, etc estamos auxiliando para que as crianças embarquem no mundo mágico que a leitura proporciona que é: brincar com o imaginário, opinar sobre determinadas passagens de um texto além assumir a posição de um narrador em determinadas situações.
Nesse sentido, não poderíamos deixar de apresentar um dos percussores da literatura infantil em nosso país que é Monteiro Lobato com suas obras que chamam a atenção para o aspecto de que quando se é criança a imaginação nos leva para onde quisermos ir, baseadas no mundo do faz de conta tão comum a cultura infantil e a literatura de Lobato cumpre muito bem esse papel despertando o interesse das crianças e as convidando para viajar e sonhar no mundo do faz de conta e também explorando o nosso folclore com seus mitos e magias.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver o gosto de ouvir e contar histórias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil (obras de Monteiro Lobato)
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
Recontar e dramatizar histórias;
Narrar histórias de tradição oral;

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas, utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos, avental, DVD, dentre outros;
Modelagem, maquete, máscara;
Quebra- cabeça
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.

RECURSOS MATERIAIS

• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos; cola e tesoura;
• Livros, gibis e revistas;
• Dvds



AVALIAÇÃO:
 Será continua no decorrer da prática do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.


                                       CONFECÇÃO DA BONECA EMÍLIA
                                                        FEIRA CULTURAL
                                         QUEBRA-CABEÇA DOS PERSONAGENS
TEATRO NA ESCOLA

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