PROJETO: MUITAS HISTÓRIAS,
TANTAS IMAGINAÇÕES
PROFESSORAS: ROSE VARGAS E LEUZA MARIA
Justificativa:
PROFESSORAS: ROSE VARGAS E LEUZA MARIA
Justificativa:
A literatura
infantil tem importância fundamental tanto no desenvolvimento como na formação
do futuro leitor muito antes da alfabetização. Proporcionar hábitos de leitura
desde a infância oferecendo para os pequenos textos literários de qualidade,
tem como pressuposto assegurar a formação do bom gosto literário que servirão
de modelos para que esses futuros leitores ampliem os seus repertórios como também
desenvolvam o bom gosto literário.
Segundo as
Orientações curriculares para a educação infantil (SME), “Além de um vasto
repertório de histórias, as crianças também podem desenvolver o que chamamos de
‘comportamentos leitores’ (p.78)”, ou seja, na medida em que proporcionamos
momentos de leitura nos mais diversos gêneros dentre: contos de fadas, fábulas,
lendas, etc estamos auxiliando para que as crianças embarquem no mundo mágico
que a leitura proporciona que é: brincar com o imaginário, opinar sobre
determinadas passagens de um texto além assumir a posição de um narrador em
determinadas situações.
Nesse sentido,
não poderíamos deixar de apresentar um dos percussores da literatura infantil
em nosso país que é Monteiro Lobato com suas obras que chamam a atenção para o
aspecto de que quando se é criança a imaginação nos leva para onde quisermos
ir, baseadas no mundo do faz de conta tão comum a cultura infantil e a
literatura de Lobato cumpre muito bem esse papel despertando o interesse das
crianças e as convidando para viajar e sonhar no mundo do faz de conta e também
explorando o nosso folclore com seus mitos e magias.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o gosto
de ouvir e contar histórias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Conhecer os
diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos
da literatura infantil (obras de Monteiro Lobato)
Desenvolver a
linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a
criatividade e expressão corporal;
Incentivar o
manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
Recontar e
dramatizar histórias;
Narrar histórias de
tradição oral;
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
Conto e reconto de
histórias;
Montagem de livros
de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas
para apresentação da história: contadas, lidas, utilizando fantoches, histórias
sem texto, clássicos, avental, DVD, dentre outros;
Modelagem, maquete,
máscara;
Quebra- cabeça
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades
contextualizadas integrando os conteúdos.
RECURSOS MATERIAIS
• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos;
cola e tesoura;
• Livros, gibis e
revistas;
• Dvds
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