sábado, 18 de maio de 2013


PROJETO BRINCADEIRAS DE RODA: PANDALELÊ

Professoras: Rose Vargas e Leuza Maria
Duração do projeto: 2º semestre (2012)

Justificativa:
A brincadeira é o nosso conhecimento por excelência e a apresentamos como um dos elementos fundamentais da educação humana. Além desse brincar apresentado nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de trazer e inventar outras brincadeiras, e em seguida compartilhá-las com outras crianças, adultos e  comunidade em geral.
. A lista de motivos que distanciaram a cantiga e a roda das brincadeiras infantis é grande. Os edifícios e suas minúsculas áreas de lazer engoliram literalmente os quintais amplos nas grandes cidades, ao mesmo tempo, com velocidade espantosa, a mídia transforma em modismo musical e comportamental músicas que, no máximo, exigem das crianças apenas a capacidade de imitação de algo sem valor.

Longe do círculo, das lendas e das cantigas de roda, as crianças deixam de ganhar uma grande contribuição para seu desenvolvimento social, cultural e emocional que, ao longo do tempo, foi transmitido de geração em geração com suas histórias, lendas, cultura consolidando assim um vínculo afetivo dessas gerações que se deram as mãos, cantaram e dançaram juntas, falando a mesma linguagem, apesar da mudança dos tempos.Assim, a cantiga e a roda sempre representaram uma das sólida ponte entre músicas e brincadeiras pesquisadas na tradição oral e popular.para que as crianças  cantem, dancem e experimentem novas formas de brincar

Objetivo Geral:
  • Introduzir brincadeiras musicais a partir das brincadeiras de roda

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar a leitura das canções.
  • Ampliar o repertório musical  de  brincadeiras de roda.
  • Resgatar brincadeiras antigas
  • Conhecer brincadeiras regionais
  • Vivenciar brincadeiras musicais de roda
  • Desenvolver a orientação espacial
  • Promover a expressão corporal e suas possibilidades


Conteúdo

  • Recorte e colagem
  • Sucata
  • Brincadeira de roda
  • Música e dança
  • Brincadeira dirigida

Desenvolvimento

  • Rodas de conversa
  • Rodas de cantigas
  • Brincadeiras de roda
  • Vídeos e CDs (Pandalelê)
  • Confecção de instrumentos musicais
  • Dramatização
  • Confecção de portfólio
  • Desenho dirigido
  • Produçôes de textos

Avaliação

Contínua durante todo o processo de aprendizagem, feita com imagens e outras formas de registros.

 Produto final

Apresentação do portifólio na feira cultural


Referência bibliográfica

CD Pandalelê - Brinquedos Cantados - Palavra Cantada
PANDALELÊ : UMA EXPERIÊNCIA DE BRINCADEIRA -Disponível em: http://www.cp.ufmg.br/pandalele/panda.htm








Nenhum comentário:

Postar um comentário