Projeto: “As cores de todas as flores:
Viva as diferenças!”
Justificativa: Considerando que as
manifestações do Bullying vêm crescendo e se tornando um importante
aspecto da violência social e escolar, fato que tem despertado a atenção social
para a necessidade de seu enfrentamento.
Para quem não sabe o que significa o bulling, é um tipo de
preconceito enfrentado por muitas pessoas, a grande maioria estudantes que
ocorre geralmente dentro da instituição escolar e por vezes é sempre quando uma criança ou adolescente intimida o
outro.
Portanto, acreditamos
que este projeto “As cores de todas as flores: Viva as diferenças”, tem como
premissa plantar no coração de nossas crianças um jardim de flores,
ensinando-as a amarem a vida em todas as formas e manifestações, sem qualquer
tipo de preconceito, pois quando descobrimos nosso verdadeiro valor podemos
também reconhecer o valor do outro gerando harmonia, respeito e cooperação
entre as pessoas estimulando-as a se tornarem indivíduos solidários para a
construção de um mundo melhor. Pretendemos com este projeto abordar os
seguintes temas: cores, flores, respeito, tolerância, inclusão e harmonia
Objetivo geral:
·
Incentivar o respeito ao próximo e aceitação das
diferenças para a construção de um mundo melhor.
·
Objetivos específicos:
·
Formar cidadãos preocupados com a coletividade;
·
Trabalhar e
estimular a questão da diversidade diariamente em sala de aula;
·
Construir identidades raciais e de gênero positivas;
·
Estimular o respeito às diferenças;
·
Nomear, identificar e reconhecer formas e cores;
Desenvolver percepções visuais e auditivas;
Desenvolver percepções visuais e auditivas;
·
Compreender e preservar o meio ambiente se
colocando como parte integrante dele;
Conteúdos
·
Releitura do livro “ De todas as cores”;
·
Confecção do livro;
·
Dobraduras;
·
Técnicas de pintura
·
Brincadeiras da serpente, o patinho feio, com
materiais não estruturados (panos, latinhas, garrafas etc)
·
Massinha de modelas;
·
Cocar das flores;
·
Filmagem (Power point);
·
Rasgadura;
·
Roda de conversa;
·
Socialização dos brinquedos ( dia do brinquedo);
·
Leituras de livros: “o reino das borboletas
brancas”
·
“a margarida friorenta”; “Lelé da cuca)
·
Exposição com flores: girassol
·
Musicas diversa (“Xuxa “você vai gostar de mim;
Mara maravilha” Arco Iris do amor”, etc);
·
““DVD Filme Timothy vai a escola –” Aprendendo
entre amigos” e “ “Convivendo e cooperando”
·
DVD “Turma da Monica e os azuis” e “Boas maneiras”
Duração: o ano todo
Faixa etária: 3/4 anos
Desenvolvimento da proposta:
1º momento: iniciaremos o nosso projeto
trabalhando regras de boa convivência por meio de brincadeiras, confecção de
cartazes, releitura com brinquedos de encaixe e brincadeiras.
2º momento; daremos inicio a um micro
projeto que será “ a margarida friorenta” na qual confeccionaremos uma caixa de
historia a ser apresentada na feira cultural ( primavera) dando ênfase a
amizade, amor, solidariedade e amor as plantas
3º momento: Começaremos com a leitura
do livro “ As cores de todas as cores” dando inicio a releitura e confecção do
livro.
4º momento: apresentação aos pais
exibindo Power point com a representação das crianças ea dança ( Arco- Iris do
amor)
Recursos: livros paradidáticos, DVDs,
CDs, folhas A3, giz de cera, papel lumini paper, tintas diversas, caixas de
papelão, maquina digital, vasos de flores, TNTs de diversas cores, cola,
sulfite, papel canson, e aparelho de DVD.
AVALIAÇÃO: Será feita de maneira
continua por meio de portfólios com fotos fazendo as intervenções quando forem
necessárias
RESULTADO: Por meio de um trabalho lúdico de forma prazerosa esperamos alcançar os objetivos pretendidos, ou seja, com as atividades, desenvolver hábitos e atitudes positivos em relação ao respeito ao próximo.
Referências bibliográficas;
De
todas as cores – Nye Ribeiro
Lelé
da cuca – Nye Ribeiro
O
reino das borboletas brancas – Marli Assunção Gomes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
Nenhum comentário:
Postar um comentário