sábado, 18 de maio de 2013


Projeto: “As cores de todas as flores: Viva as diferenças!”                                                                      
Justificativa: Considerando que as manifestações do Bullying vêm crescendo e se tornando um importante aspecto da violência social e escolar, fato que tem despertado a atenção social para a necessidade de seu enfrentamento.
Para quem não sabe o que significa o bulling, é um tipo de preconceito enfrentado por muitas pessoas, a grande maioria estudantes que ocorre geralmente dentro da instituição escolar e por vezes é sempre  quando uma criança ou adolescente intimida o outro.
 Portanto, acreditamos que este projeto “As cores de todas as flores: Viva as diferenças”, tem como premissa plantar no coração de nossas crianças um jardim de flores, ensinando-as a amarem a vida em todas as formas e manifestações, sem qualquer tipo de preconceito, pois quando descobrimos nosso verdadeiro valor podemos também reconhecer o valor do outro gerando harmonia, respeito e cooperação entre as pessoas estimulando-as a se tornarem indivíduos solidários para a construção de um mundo melhor. Pretendemos com este projeto abordar os seguintes temas: cores, flores, respeito, tolerância, inclusão e harmonia
Objetivo geral:
·         Incentivar o respeito ao próximo e aceitação das diferenças para a construção de um mundo melhor.
·          
Objetivos específicos:
·                    Formar cidadãos preocupados com a coletividade;
·                    Trabalhar e estimular a questão da diversidade diariamente em sala de aula;
·                    Construir identidades raciais e de gênero positivas;
·                    Estimular o respeito às diferenças;
·                    Nomear, identificar e reconhecer formas e cores;
 Desenvolver percepções visuais e auditivas;
·                    Compreender e preservar o meio ambiente se colocando como parte integrante dele;
Conteúdos
·         Releitura do livro “ De todas as cores”;
·         Confecção do livro;
·         Dobraduras;
·         Técnicas de pintura
·         Brincadeiras da serpente, o patinho feio, com materiais não estruturados (panos, latinhas, garrafas etc)
·         Massinha de modelas;
·         Cocar das flores;
·         Filmagem (Power point);
·         Rasgadura;
·         Roda de conversa;
·         Socialização dos brinquedos ( dia do brinquedo);
·         Leituras de livros: “o reino das borboletas brancas”
·         “a margarida friorenta”; “Lelé da cuca)
·         Exposição com flores: girassol
·         Musicas diversa (“Xuxa “você vai gostar de mim; Mara maravilha” Arco Iris do amor”, etc);
·         ““DVD Filme Timothy vai a escola –” Aprendendo entre amigos” e “ “Convivendo e cooperando”
·         DVD “Turma da Monica e os azuis” e  “Boas maneiras”
Duração: o ano todo
Faixa etária: 3/4 anos
Desenvolvimento da proposta:
1º momento: iniciaremos o nosso projeto trabalhando regras de boa convivência por meio de brincadeiras, confecção de cartazes, releitura com brinquedos de encaixe e brincadeiras.
2º momento; daremos inicio a um micro projeto que será “ a margarida friorenta” na qual confeccionaremos uma caixa de historia a ser apresentada na feira cultural ( primavera) dando ênfase a amizade, amor, solidariedade e amor as plantas
3º momento: Começaremos com a leitura do livro “ As cores de todas as cores” dando inicio a releitura e confecção do livro.
4º momento: apresentação aos pais exibindo Power point com a representação das crianças ea dança ( Arco- Iris do amor)
Recursos: livros paradidáticos, DVDs, CDs, folhas A3, giz de cera, papel lumini paper, tintas diversas, caixas de papelão, maquina digital, vasos de flores, TNTs de diversas cores, cola, sulfite, papel canson, e aparelho de DVD.
AVALIAÇÃO: Será feita de maneira continua por meio de portfólios com fotos fazendo as intervenções quando forem necessárias

RESULTADO: Por meio de um trabalho lúdico de forma prazerosa esperamos alcançar os objetivos pretendidos, ou seja, com as atividades, desenvolver hábitos e atitudes positivos em relação ao respeito ao próximo.
Referências bibliográficas;
De todas as cores – Nye Ribeiro
Lelé da cuca – Nye Ribeiro
O reino das borboletas brancas – Marli Assunção Gomes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Nenhum comentário:

Postar um comentário